1º Colóquio sobre HUMANIDADES MÉDICAS/FAMED-UFC/UNIFOR

Sábado, 26 de outubro/2013, das 8h30 às 15h30
Local: Auditório da SOCEP (Sociedade Cearense de Pediatria. Rua Maria Tomásia, 701. Aldeota. Fone: 3261-5849)
O I Colóquio sobre Humanidades Médicas é um evento organizado pelo Grupo HumanAmigos de Humanidades Médicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
Participam também da iniciativa: o Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa da Infância do Departamento de Saúde Materno-Infantil-FAMED/UFC; o Projeto de Vivência da Relação Médico-Paciente (PROVIMP); o Núcleo de Desenvolvimento da Educação Médica (NUDEM); Instituto da Primeira Infância (IPREDE) e o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS).
Localize-se!

Quem somos

O I Colóquio sobre Humanidades Médicas é um evento organizado pelo Grupo HumanAmigos de Humanidades Médicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade de Fortaleza (UNIFOR). 

Participam também da iniciativa: o Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa da Infância do Departamento de Saúde Materno-Infantil-FAMED/UFC; o Projeto de Vivência da Relação Médico-Paciente (PROVIMP); o Núcleo  de Desenvolvimento  da Educação Médica (NUDEM); Instituto da Primeira Infância (IPREDE) e o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS).





Álvaro Jorge Madeiro Leite
Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (1982), Mestrado em Epidemiologia - Modalidade Epidemiologia Clínica pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1996) e Doutorado em Pediatria pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. É co-autor dos livros "Você pode me ouvir doutor? Cartas para quem escolheu ser médico" (junto a João Macedo Coelho Filho) e "Habilidades de Comunicação com Pacientes e Famílias" (junto a João Macedo Coelho Filho e Andrea Caprara). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: mortalidade perinatal e neonatal, mortalidade infantil, doenças respiratórias da infância, desenvolvimento infantil e educação médica. Nos últimos tempos, vem dedicando-se a estudar o campo das Humanidades Médicas, o que significa um interesse amplo pelos conteúdos humanísticos que devem estar presentes nas estratégias de ensino-aprendizagem e nas conexões existentes entre o método clínico centrado no paciente e o ensino das habilidades de comunicação. 


Almir de Castro Neves Filho
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença, Fundação Dom André Arcoverde (1979), Rio de Janeiro, Especialização em Pediatria pelo Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde (1981-2), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2002), Doutorado em curso em Pediatria e Ciências Correlatas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Atualmente é médico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, lotado no Hospital Infantil Albert Sabin, e Professor de Pediatria do Departamento de Saúde Materno Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, atuando nas seguintes áreas: pediatria, medicina do adolescente, gravidez na adolescência, atenção primária em saúde e ensino médico.

Fernando Antônio Siqueira Pinheiro
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1985), Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário Walter Cantídeo/Departamento de Cirurgia da UFC (1988), especialização em Cirurgia Laparoscópica pela Faculdade de Medecina Jacques Lisfranc-Universidade Jean Monet, Saint-Etiènne-França (1995), Assistente Extrangeiro no Serviço de Cirurgia Digestiva do Hôpital Édouard Herriot, Academie de Lyon-Universidade Claude Bernard, França (1994-1995), mestrado em Cirurgia Geral pelo Curso de Pós-Graduação em Cirurgia da UFC (1998) e Título de Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (2001). Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Chefe da Unidade de Cirurgia de Esôfago e Estômago do Serviço de Cirurgia Geral e Digestiva do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC, Supervisor da Residência de Cirurgia Geral do HUWC da UFC, Presidente do Capítulo do Ceará do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e Doutorando do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia do Departamento de Cirurgia da UFC. Além disto, é Membro da Sociedade de Cirurgia de Lyon-França, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Membro Titular do Capítulo do Ceará do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Membro Associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica, Membro Associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Membro da Comissão de Pesquisa Científica do Instituto IJF e Membro do Conselho Editorial e Revisor de Artigos da Revista Científica do Instituto Dr. José Frota.


Jesus Irajacy Fernandes da Costa
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará(1988), mestrado em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade Federal do Ceará(2001) e residencia-medicapela Universidade Federal do Ceará(1991). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Ceará.



João Macedo  Coelho Filho
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1982-1988), Residência em Clínica Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (1989-1990), Mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1994-1996), Visiting Fellowship em Geriatria pela Universidade de Oxford, Inglaterra (1998-1999), Especialista em Geriatria pela Associação Médica Brasileira/Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1998-2000). Atuou como revisor na base editorial do Grupo Cochrane de Demência, vinculado ao Departamento de Gerontologia Clínica da Universidade de Oxford (1988-1989). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC); Coordenador da Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará; Coordenador do Centro de Atenção ao Idoso do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC; Diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia do Ceará; Chefe do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará; Preceptor da Residência em Geriatria do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC. Foi editor-chefe (2007-2011) da revista "Geriatria & Gerontologia" da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia-SBGG (2008-2011). Tem atuação na área clinica, na pesquisa e no ensino em nível de graduação e pós-graduação, exercendo a atividade de Docente do Mestrado em Saúde Pública da UFC e do Doutorado em Saúde Coletiva UFC/UECE. Possui interesse especial nos seguintes temas: serviços de saúde para o idoso; disfunção cognitiva e envelhecimento; medicamentos e idosos; epidemiologia do envelhecimento; educação médica.  

Josenília Gomes
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1997) e doutorado na mesma área pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é anestesiologista com Título superior em anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia e especialista em terapia de dor pela associação médica brasileira. Responsável pelo centro de estudo e treinamento em anestesiologia da Santa Casa de Sobral. Professora assistente de medicina da Universidade de Fortaleza(UNIFOR), onde desempenhou as funções de assesora pedagógica e coordenadora do curso nos anos 2009 à 2012. Professora Adjunta do departamento de cirurgia da Universidade Fedreal do Ceará(UFC). Médica assistente do serviço de anestesiologia e responsável pelo ambulatório de dor oncológica e cuidados paliativos do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC. Tem experiência como médica anestesiologista com ênfase na terapia de dor e cuidados paliativos, além de cuidados perioperatórios e ensino utilizando metodologias ativas. Atua principalmente nos seguintes temas: dor neoplásica, dor aguda pós-operatória analgesia multimodal, dor neuropática clínica e experimental, fármacos analgésicos, técnicas de analgesia, ensino médico e educação para as profissões da saúde.

Marta Maria das Chagas Medeiros
Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1982), realizou Residência em Clínica Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio-UFC (1983-1984), residência em Reumatologia em Ribeirão Preto-USP (1985-1986), mestrado em Medicina (Reumatologia) pela Universidade de São Paulo (1987-1988) e doutorado em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (1996-1998). Em 1996 realizou curso de Epidemiologia Clínica em São paulo com carga horária de 381 horas na UNIFESP-SP. Em 2008 ganhou bolsa do American College of Physician (ACP) para treinamento (fellowship) no serviço de reumatologia da Universidade de Toronto (Canada), onde permaneceu de junho a julho de 2008. É professora associada da Universidade Federal do Ceará desde 1989, onde desempenha atividades acadêmicas (Semiologia, Reumatologia, Internato, Residência), extensão e pesquisa. Foi coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Walter Cantídio/UFC e chefe do serviço de Reumatologia do HUWC-UFC. Atualmente é supervisora da Residência em Reumatologia do HUWC/UFC, coordenadora da disciplina de Reumatologia da Faculdade de medicina/UFC, coordenadora da Monitoria de Reumatologia do departamento Medicina Clínica da UFC, membra da Sociedade Brasileira de Reumatologia e do ACP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Reumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: medicina baseada em evidências, lupus eritematoso sistêmico, artrite reumatóide, epidemiologia clínica e ética em pesquisa.

Marcelo Alcântara Holanda
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1991), com residência médica (1995) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (1998) é professor associado de Terapia Intensiva e Pneumologia do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará. Coordena o Laboratório da Respiração (RespLab) no Centro de Biomedicina da UFC, onde desenvolve pesquisas nas áreas de Ventilação mecânica e de análises de imagens do tórax em parceria com o Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC. É médico preceptor da UTI respiratória do Hospital de Messejana Dr Carlos Alberto Studart Gomes supervisionando estágios de residência médica, internato e realização de pesquisas clínicas no âmbito da terapia intensiva. Possui larga experiência no ensino e treinamento em suporte ventilatório mecânico em cursos regionais, nacionais nesta área. É o criador e desenvolvedor do simulador virtual de ventilação mecânica, o programa xlung, voltado especificamente para o ensino do tema a estudantes e profissionais de saúde (www.xlung.net).


Renata Giaxa
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2002), mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2006), especialização em Psicooncologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e é doutoranda em Psicologia pela Universidade Autónoma de Lisboa. Tem experiência na área de Psicologia, Saúde e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da saúde, educação médica, arte, estética.




PROVIMP: Projeto de Vivência da Relação Médico-Paciente (Projeto de Extensão Universitária) - http://provimp-ufc.webnode.com.br/




O PROVIMP (Projeto de Vivência na Integração Médico-Paciente) estuda e propaga no meio acadêmico e hospitalar o importante tema para quem deseja trabalhar com algo tão precioso que é a saúde humana: RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE. Oferece aos seus integrantes a oportunidade de aprofundamento nesse tema além de lhes dar a oportunidade de serem divulgadores da importância de uma boa interação Médico-Paciente como fundamental ferramenta diagnóstica e estratégia terapêutica, aliada aos conhecimentos técnicos da profissão.



COLABORADORES INSTITUCIONAIS

Sociedade Cearense de Pediatria (SOCEP) - www.socep.org.br/‎

NUTEDS - Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde - http://www.nuteds.ufc.br/

NUDEM - Núcleo de  Desenvolvimento da Educação Médica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário